AI nas agências de publicidade. O poder, o perigo e o propósito

Pipo Calazans, CEO da DM9, e Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia, se unem para discutir os impactos da inteligência artificial no universo da publicidade. A palestra mergulha nos bastidores da criação do Manual de Diretrizes para o Uso Ético e Responsável da IA, lançado pela DM9 como referência para o setor. Com uma abordagem provocativa e prática, os palestrantes vão explorar: ● O poder da IA na transformação dos processos criativos e estratégicos das agências; ● Os perigos reais, como vieses algorítmicos, uso indevido de dados e riscos à privacidade; ● O propósito ético por trás da adoção consciente da tecnologia, com foco em transparência, supervisão humana e responsabilidade. A conversa também revela como a DM9 está implementando essas diretrizes no dia a dia, e como outras agências podem seguir o mesmo caminho para garantir inovação com integridade. Um encontro essencial para profissionais de comunicação, tecnologia e ética que desejam entender o futuro da publicidade com IA.
Foto Pipo - Kelen (1)
Pipo Calazans
DM9 COMUNICAÇÃO
Com uma trajetória marcada por transformações estratégicas, Pipo iniciou sua carreira em 1995 na área de marketing da American Express. Em 2003, fundou a One Digital, apostando no digital como vetor de inovação. Em 2013, assumiu como CCO da Sunset Comunicação e liderou a reformulação da agência. Quatro anos depois, tornou-se presidente da NewStyle e conduziu sua transição para TracyLocke Brasil. No final de 2019, passou a ocupar o cargo de CEO da SunsetDDB e, a partir de abril de 2021, também liderou a FTW DDB Brasil, rede global especializada em e-Sports e gaming. Com a retomada da marca DM9 em 2022, Pipo foi nomeado CEO e copresidente da nova agência, formada pela união de Sunset, TracyLocke e Track. Sob sua liderança, a DM9 se consolidou como potência criativa, conquistou contas relevantes e prêmios internacionais. Sua gestão é pautada pela integração entre áreas, foco em alto desempenho e compromisso com ética e inovação, incluindo a criação de um Comitê de Ética em Inteligência Artificial.
106329df-298e-4075-bcc3-4df03165f500 - Ellen Lins
Ronaldo Lemos
ITS-Rio e Renno Penteado Sampaio Advogados
Ronaldo Lemos é advogado, professor e pensador público reconhecido internacionalmente por sua atuação na formulação de políticas digitais e de inovação. É o arquiteto do Marco Civil da Internet, a lei pioneira que estabeleceu a neutralidade da rede, a privacidade e a liberdade de expressão como princípios fundamentais. Lemos possui LL.M. pela Harvard Law School e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi professor na School of International and Public Affairs da Universidade Columbia (2017–2020) e no Schwarzman College da Universidade de Tsinghua em Pequim (2020–2022), além de ter sido pesquisador visitante no MIT, Princeton e Oxford. É fundador e diretor científico do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS Rio), um dos principais centros de ensino e pesquisa da América Latina sobre tecnologia e sociedade. Lemos integra os conselhos do Oversight Board da Meta, do Spotify Safety Advisory Council, da Stellar Development Foundation e do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. É ainda colunista e integrante do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo. No início de sua carreira, cofundou o Overmundo, uma plataforma colaborativa inovadora que conquistou o Prix Ars Electronica Golden Nica (2007). É apresentador do “”Expresso Futuro””, série documental sobre inovação exibida pelo Canal Futura, atualmente na sua 9ª temporada. A série é vencedora do prêmio TAL no Chile, e venceu o Gold Panda Award no Festiva de TV de Sichuan na China (2019), o maior da Ásia. Atualmente, Lemos está assessorando a presidência da COP30 sobre o papel da tecnologia no enfrentamento das mudanças climáticas. Com mais de duas décadas de experiência nos setores jurídico, acadêmico, governamental, privado e de mídia, seu corre na interseção entre tecnologia, governança e inovação.

AI nas agências de publicidade. O poder, o perigo e o propósito

Pipo Calazans, CEO da DM9, e Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia, se unem para discutir os impactos da inteligência artificial no universo da publicidade. A palestra mergulha nos bastidores da criação do Manual de Diretrizes para o Uso Ético e Responsável da IA, lançado pela DM9 como referência para o setor. Com uma abordagem provocativa e prática, os palestrantes vão explorar: ● O poder da IA na transformação dos processos criativos e estratégicos das agências; ● Os perigos reais, como vieses algorítmicos, uso indevido de dados e riscos à privacidade; ● O propósito ético por trás da adoção consciente da tecnologia, com foco em transparência, supervisão humana e responsabilidade. A conversa também revela como a DM9 está implementando essas diretrizes no dia a dia, e como outras agências podem seguir o mesmo caminho para garantir inovação com integridade. Um encontro essencial para profissionais de comunicação, tecnologia e ética que desejam entender o futuro da publicidade com IA.